13 fevereiro 2021

Da disciplina à rotina

Disciplina não é rotina.

Não gosto nada de rotinas e assim que me reformei um dos meus maiores contentamento foi mesmo a liberdade de horários e de obrigações programadas. 

No entanto, talvez pela vertente do yoga, sou pela disciplina e hábitos saudáveis e por isso tenho no meu dia algumas práticas diárias.

Uma delas é logo no inicio do dia. Durante cerca de uma hora faço alongamentos, algumas saudações ao Sol e posturas de força, termino com um pranayama completo. Na verdade não estou só, fazemos  tudo a dois.
Cantamos um mantra em sânscrito e estamos prontos para tomar um pequeno almoço.  


Depois de um jejum de catorze horas (o jantar termina pelas vinte e até às dez da manhã não comemos nada) o pequeno almoço tem de ser bem nutritivo. Faço de véspera um pote de leite vegetal com aveia, sementes e fruta que àquela hora sabe divinalmente.


O jejum que fazemos é apenas para dar o devido descanso ao intestino. É um órgão vital para o nosso bem estar e precisa de descanso.  

 A partir daí a disciplina continua apenas com horários certos para as refeições e para uma última sessão de yoga ou quinze minutos de elíptica antes de jantar.

Temos todo o resto do dia para escolher as atividades, que vão da escrita à leitura, bricolage, arrumações ou apenas relaxar na varanda numa boa conversa. 

Não tenho rotinas, não tenho pressões nem horários, tenho e sigo uma disciplina que me agrada muito.
Agrada aos dois.  Sempre a dois 😊

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coisas simples, coisas minhas...
Alguns dos meus hábitos, das minhas ideias e descobertas