02 novembro 2017

Yoga e alimentação apropriada


Desde as minhas primeiras aulas de yoga e decorridos cerca de quinze anos, a minha alimentação é única e exclusivamente vegetariana.


Não sou fundamentalista, não tento defender que o vegetarianismo é a alimentação que deveriam seguir, mas posso afirmar que ao fim de todos estes anos o meu organismo não tem carências nem sofreu alterações prejudiciais.

De produtos animais apenas consumo ovos, poucos, mas fora de casa ainda hoje as opções são muito poucas e eu tenho algumas vezes de me contentar com a "boa da omeleta com salada" e só por isso reintroduzi os ovos.

Além da ética, da proteção dos animais e preservação do ambiente que o yoga nos transmite, uma alimentação vegetariana torna todo o organismo mais leve e flexível, o que é só vem ajudar a prática.

Sobretudo a carne e todos os seus derivados, incluindo os lácteos têm cada vez mais toxinas e o seu consumo liberta substâncias tóxicas que se vão alojando nas articulações tornando-as rígidas. As gorduras saturadas vão ao longo do tempo aumentando os índices das hormonas de adrenalina do nosso organismo promovendo a irritabilidade e danificando assim o sistema nervoso e cardiovascular,

(estes dados são retirados de estudos cientificos feitos e publicados recentemente)

Tudo isto vai prejudicar a purificação e flexibilidade do nosso corpo que o yoga promove.

Náo há já dúvidas que tudo o que um dia teve vida e é consumido pelo homem depois de morto só vai prejudicar a nossa saúde.

Por isso defendo o vegetarianismo ou até o regime vegan muito para além da ética e do respeito por todos os seres vivos que o yoga nos ensina.

Não quero "vender a ideia" mas apenas descrever o que sei e a experiência me ensinou ao longo destes anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coisas simples, coisas minhas...
Alguns dos meus hábitos, das minhas ideias e descobertas